segunda-feira, 12 de março de 2012

12/03/2012 Aniversário de Recife e Olinda

2cc2c02cf5f8c9e3ba7c004e5a91fe7a.jpg
Encontro histórico no Marco Zero: Galo da Madrugada e Unidos da Tijuca
Fotos: Alexandre Gondim/JC Imagem
O 475º aniversário do Recife não podia ter homenagem mais especial. Os desfiles de grandes figuras do Carnaval 2012 arrastaram uma multidão pelas ruas do Marco Zero, no Recife Antigo neste domingo. A noite começou com arrastão da Gigantes do Samba e o Cclube de Máscaras Galo da Madrugada, por volta das 18h. Depois de passarem pelo palco, receberam a Escola de Samba Unidos da Tijuca, grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, homenageando Luiz Gonzaga, rei do baião. O encontro de ritmos deu certo mais uma vez. 

Enquanto os integrantes da vencedora do Carnaval Pernambucano 2012 contagiava com muito samba a multidão que lotava o Marco Zero, aqueles que preferiam o velho frevo acompanhou a marchinha do Galo da Madrugada. Em tamanho resumido, o clube se apresentou com um carro alegórico, passistas de frevo e alas importantes. Recifenses e turistas paravam para tirar fotos e apreciar a pequena demonstração do carnaval da cidade.

A soteropolitana Maria da Penha Barbosa, 57 anos, trocou o axé de Salvador para cair nas graças do frevo. "É encantador e bem diferente. Foi ótimo porque encontrei aqui de tudo um pouco", afirmou. Veio para passar uns dias em casa de amigos e aproveitou o domingo de atrações. "A turma está muito animada e vamos aproveitar ao máximo. Quero ver tudo e ficar até o fim". 


Galo da Madrugada fez um percurso inédito ao bloco, chegando ao Marco Zero

Pouco depois das 19h, foi a vez de o Galo subir ao palco. Sob o comando de Gustavo Travassos, cantor e puxador oficial do bloco, a plateia cantou clássicos do frevo e do forró do Velho Lua. A apresentação também contou com a participação da cantora Gerlane Lops, que levantou o público com o clima saudosista do Carnaval que já passou. Crianças, adultos e idosos aproveitaram o fim do domingo com sucessos inesquecíveis de Gonzagão. A apresentação terminou com muita queima de fogos. 

O encontro do Galo da Madrugada com o grupo da Unidos da Tijuca aconteceu às 20h. O cumprimento entre Mestre-sala e porta-bandeira da escola carioca e o porta-estandarte do Galo agitou a multidão que esperava ansiosamente pela demonstração do grande espetáculo que rendeu à Unidos o troféu de campeã 2012. Entre os membros da escola, representantes da comissão de frente, bateria, passistas, baianas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, e Ala Mestre Vitalino, com figurino impecável representado os bonecos de barro. Confira um trecho da apresentação:
O show trouxe um pouco da empolgação dos desfiles de samba no Rio de Janeiro, entoado fortemente pelo samba-enredo da Unidos da Tijuca. O público também assistiu maravilhado à sanfona dançarina, parte da apresentação da comissão de frente da escola, que trouxe o tema "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão".

Sanfona dançarina encantou a plateia
PAIXÃO -  Há 33 anos como porta-estandarte do maior bloco do mundo, Fernando Zacarias, 68 anos, se emocionou com a missão nobre de cumprimentar mestre-sala e porta-bandeira da escola carioca. "É muito gratificante para mim, que completarei 40 anos de Galo, ser escolhido para cumprimentar a escola. Jamais vou esquecer deste dia", confessou.
O ofício feito com muito amor foi passado para uma outra geração da família. O neto de Zacarias, Vinícius Arthur, 9 anos, acompanhou o avô em todo o cortejo. O pequeno porta-estandarte já demonstra a admiração pela honra de carregar a bandeira do bloco e já é o puxador oficial do Pinto da Madrugada. "A vontade de ser porta-estandarte não veio nem de mim e sim dele. Um dia chegou pra mim e pediu que eu arranjasse uma roupa igual a que uso", comemora Zacarias, que além de porta-estandarte, também é um dos diretores do bloco. 

PROGRAMAÇÃO - 
E as homenagens ao aniversário do Recife, nesta segunda-feira (12), continuam ao longo desta semana. Nesta segunda-feira (12), também no Marco Zero, a partir das 19h, show em homenagem ao aniversário do Recife que reúne no mesmo palco grandes nomes da música regional e nacional. Participam, cantando músicas que evocam a capital pernambucana, Luiza Possi, Nena Queiroga, André Rio, Emílio Santiago, Joelma, Elba Ramanho, Nádia Maia, entre outros.
Confira o restante da programação de aniversário do Recife: 

Segunda-feira (12), dia do aniversário

- Apresentações de músicos, atores e bailarinos nas ruas do Recife, do Rio de Janeiro e de São Paulo. As performances acontecem das 6h às 20h.
- Corte do bolo de aniversário, na Praça do Arsenal, às 18h. A festa será animada pela Frevioca, pela Orquestra 100% Mulher e pelo Bloco Lírico o Bonde.
- Homenagem à cidade com o show “Recife En canto – Um canto de amor ao Recife”, a partir das 20h, no Marco Zero. A apresentação vai contar com 29 artistas

De 20 a 26 de março

No Pátio de São Pedro, Casa 52, das 13h30 às 16h30, a Casa do Carnaval realiza o curso Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação. As aulas teóricas e práticas acontecem pelas ruas, becos e pátios do centro histórico. As inscrições são gratuitas e os interessados devem comparecer à Casa do Carnaval com RG e CPF, no período de 13 a 16 de março, no horário das 10h às 16 horas.

Em 1° de abril
No aniversário de um ano do Parque Dona Lindu, acontece, no local, um tributo à cantora gaúcha Elis Regina pelos 30 anos de sua morte. O projeto “Viva Elis”, organizado pelos filhos da artista, Maria Rita e João Marcelo Bôscoli, apresentará shows gratuito de Maria Rita cantando exclusivamente músicas de sua mãe no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), em Boa Viagem, que terá suas cortinas abertas para esplanada do parque.

Do NE10

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Parceiros

6d34d85b-34a5-4b7e-935d-ccfc97b51ca0
Central Blogs

Previsão do Tempo

Acessos 2008/2012

Usuários Online

Apoio

LinkLog

  © Fica Sabendo - Todos os direitos reservados.

O portal interativo de Pernambuco Fica Sabendo | Topo