sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As probabilidades de acertar na Mega - Sena

 As probabilidades da Mega-Sena
A chance de acertar a Mega-Sega com apenas um jogo de seis números é de uma em 50.063.860.
Esse dado divulgado pela Caixa Econômica Federal, no entanto, não parece diminuir as esperanças da população para o sorteio de amanhã (4/09): com o prêmio acumulado em R$85 milhões, a expectativa é a de que se formem filas nas lotéricas de todo o país.
Leia também:
Por sorte, a palavra chave para quem quer vencer é justamente essa: sorte. Como a cada semana a Caixa não elimina os números já sorteados, todas as dezenas têm as mesmas chances a cada vez.
“A chance de cada número sair em cada sorteio é a mesma”, explica o Dr. Julio da Motta Singer, Diretor Científico do Centro de Estatística Aplicada (Instituto de Matemática) da Universidade de São Paulo. “Só não seria a mesma se o sistema fosse enviesado. O fato de um número ter saído uma vez, em uma determinada semana, não implica que ele não sairá na semana seguinte”, diz.
Singer esclarece ainda que nada impede que a mesma sequência inteira seja sorteada duas semanas seguidas, ou três. Isso porque cada novo sorteio não tem absolutamente nenhuma relação com o sorteio anterior: são as mesmas dezenas colocadas em uma urna a cada semana.
“A chance de se jogar 1,2,3,4,5,6 e estes números sairem esta semana é a mesma chance de eles saírem na semana que vem”, diz Singer.
A única forma de aumentar as chances seria marcando mais números, ou fazendo mais jogos. A conta é simples: se eu faço dois jogos de seis números, ao invés de apenas um jogo de seis, minhas chances passam de 1/50.063.860 para 2/50.063.860 – e assim por diante.
“É lógico que, quanto mais gente jogar, maior é a chance de alguém acertar. Mas o número de jogadores também em nada influencia a chance de uma pessoa, um indivíduo, marcar os números corretos”, diz ele. E será que, com a mega-sena acumulada, o professor arriscaria a sorte? “De vez em quando eu jogo, mas só quando há uma lotérica disponível. Dessa vez tudo estará muito cheio. Não vou jogar”, diz.
FATOS CURIOSOS:
É mais provável ganhar na Mega-Sena do que ser atacado por um tubarão. Segundo dados de ataques mundiais em 2003 compilados pelo International Shark Attack File do Florida Museum of Natural History e comparados com a população mundial no mesmo ano, as chances são de 1/60.000.000
No entanto, é mais fácil ser atingido por um raio do que acertar as seis dezenas da Caixa.

Segundo a National Oceanic and Atmosferic Administration, a chance de um raio cair em vocês ao longo da sua vida é de 1/6250.
(Probabilidade estimada para moradores dos Estados Unidos baseada no Censo 2008)

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Parceiros

6d34d85b-34a5-4b7e-935d-ccfc97b51ca0
Central Blogs

Previsão do Tempo

Acessos 2008/2012

Usuários Online

Apoio

LinkLog

  © Fica Sabendo - Todos os direitos reservados.

O portal interativo de Pernambuco Fica Sabendo | Topo